Início » Casa de Apoio de Catalão em Goiânia realizou mais de 14 mil atendimentos em 2021

Casa de Apoio de Catalão em Goiânia realizou mais de 14 mil atendimentos em 2021

de diantedofato
0 Comentário

No mesmo período, exatos 1.164 exames e procedimentos cirúrgicos foram autorizados pelo SUS e agendados pela unidade.

Somente aquele que já precisou de atendimento em um grande centro e se deparou com dificuldades financeiras – para hospedagem, alimentação ou deslocamento – conseguirá entender a importância do trabalho da Prefeitura Municipal mantendo uma Casa de Apoio para os pacientes de Catalão na capital.


A Casa de Apoio em Goiânia é administrada pela Secretaria de Saúde do município. Ela presta assistência aos pacientes residentes em Catalão que necessitam de atendimentos na área da saúde em Goiânia. Recentemente, um balanço dos atendimentos realizados no ano de 2021 foi divulgado pela direção da unidade, comprovando mais uma vez, o quanto é necessário esse trabalho prestado à comunidade.
Segundo o relatório, passam pela Casa diariamente, cerca de 90 pessoas, das quais, pelo menos 30 pernoitam na unidade. Só no ano de 2021 foram realizados precisamente no local, 14.518 atendimentos, sendo que 10.869 são referentes a hospedagem, alimentação e transporte (van, ambulância e carro) e 3.649 a serviços de hospedagem. No mesmo período, exatos 1.164 exames e procedimentos cirúrgicos foram autorizados pelo SUS e agendados pela Casa de Apoio de Catalão, ou seja, os pacientes receberam encaminhamentos para clínicas e hospitais. Ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria, exame endoscópico, retirada de cateter, angioplastia, implante e troca de marcapasso e muito mais, foram exemplos de exames mencionados no relatório.


De acordo com o diretor da Casa de Apoio, Wellington Aparecido Borges o local é de suma importância para aqueles que buscam tratamento na capital, porque além da hospedagem e alimentação, a equipe faz questão de assegurar um tratamento humanitário e uma acolhida digna aos pacientes. “Enfrentar um tratamento longe da sua cidade – que dependendo da doença, é longo e exige cuidados especiais – deixa o paciente mais vulnerável, podendo até agravar o enfrentamento à doença. E tem ainda o desgaste físico e emocional. Por isso é fundamental que além do suporte assistencial que já fornecemos a estes pacientes, que sejam acompanhados de forma acolhedora, digna e respeitosa para que possam vencer a doença.”

Sobre a Casa de Apoio
A Casa de Apoio de Catalão fica na Rua 104, nº 185, no Setor Sul de Goiânia. Assim que chegam na unidade, os pacientes são recebidos com um farto café da manhã e mais três refeições durante sua estadia: almoço, lanche da tarde e jantar. Se for necessário, podem contar também com assistência em hospedagem e deslocamento até as clínicas ou hospitais, tudo inteiramente gratuito.

Como agendar viagem
Para agendar o transporte para a Casa de Apoio de Catalão em Goiânia, o paciente deve comparecer no Complexo Regulador, localizado na Av. Vinte de Agosto, nº 2.010, Centro (fica ao lado do SAMU) e agendar a consulta ou exame. Posteriormente, ainda no complexo, o paciente e/ou responsável será direcionado para o departamento de Transportes para agendar a viagem. Na ocasião a pessoa deve estar munida dos seguintes documentos: RG, CPF (do paciente e acompanhante), cartão do SUS e comprovante da consulta.
O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 11h e das 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira.
Para mais informações entre em contato por meio dos telefones: 3442-4294 (Complexo Regulador) / 9 9204-0192 (Transporte).

ASCOM – Prefeitura de Catalão

0

You may also like

Escreva um Comentário