Início » Catalão completa um ano de vacinação contra a Covid-19

Catalão completa um ano de vacinação contra a Covid-19

de diantedofato
0 Comentário

Mais de 200 mil doses já foram aplicadas.  
 

Nesta quinta-feira (20), completa um ano do início da campanha de vacinação da população de Catalão contra a Covid-19, alcançando 89% das pessoas que já estão com o esquema vacinal completo, com aplicação de duas doses de imunizantes. Ao todo, 200.596 doses já foram aplicadas, considerando também a dose reforço.
O percentual de doses aplicadas (primeira dose) em pessoas de 12 anos ou mais, chegou a 95,85% na quarta-feira (19). Já a dose reforço (terceira) alcançou 29% do público alvo residente em Catalão.


O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 chegou no município em 19 de janeiro de 2021. Foram 1.100 doses envidas pelo Ministério da Saúde. Naquele momento, a prioridade era vacinar profissionais da Saúde, que estavam na linha de frente no combate à pandemia, e idosos que residiam em casas de longa permanência.


A campanha de vacinação foi aberta pelo secretário municipal de Saúde, Velomar Rios, na sala de vacina do Centro Integrado da Mulher, há exatamente um ano atrás (20 de janeiro de 2021). Na oportunidade, ele acompanhou a vacinação das três primeiras pessoas escolhidas pela administração municipal para receber o antídoto.


Uma moradora do Asilo São Vicente de Paulo, de 107 anos – Sebastiana Inácio de Matos –  foi a primeira catalana a receber a dose. Logo em seguida, a técnica de enfermagem, Walmira Borges de 51 anos – que à época foi agredida enquanto trabalhava no Hospital de Campanha da cidade – também foi imunizada. E o terceiro escolhido para ter acesso ao antídoto foi o Dr. Franco Nero Tristão (médico infectologista e membro do Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus no município).


Na ocasião, o secretário de Saúde falou da importância da largada da vacinação contra a Covid-19 na cidade. “A gente emociona porque somos todos seres humanos. Mas, o mais importante é saber que realmente as primeiras pessoas imunizadas em Catalão já aconteceu”, disse ele.
A imagem da senhora de 107 anos recebendo a primeira dose do imunizante, há um ano atrás, tornou-se símbolo de esperança para todos em Catalão. De lá para cá, a vacinação avançou e crianças de 5 a 11 anos já começaram a receber a aplicação do insumo pediátrico da Pfizer/BioNtech. Até o momento, 680 crianças de 11 anos de idade foram imunizadas.
Sobre a vacinação do público infantil, Velomar Rios, ainda alertou sobre a necessidade de intensificar a vacinação neste momento de volta às aulas, que acontece paralelamente ao aumento de casos de síndromes gripais. “Agora, estamos em mais uma etapa da vacinação. Nosso objetivo é aplicar o imunizante em cerca de 10 mil crianças de 5 a 11 anos no município. Com retorno das atividades presenciais nas escolas de educação básica, se torna mais necessário ainda essa imunização. Além das crianças estarem expostas, tanto ao vírus da Covid-19 quanto da Influenza, elas podem ser agentes de transmissão da doença,” finalizou o secretário.
 
Processo seguro e eficaz


A vacinação segue como o meio mais eficiente para proteger a população da Covid-19 e suas variantes. Assim como ocorreu com as vacinas para pessoas com 12 anos ou mais, o imunizante pediátrico também passou por diversos estudos e testes até que fosse atestada sua segurança, tendo eficácia garantida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a pandemia não acabou e os protocolos sanitários de prevenção devem ser mantidos – como uso de máscara, higienização constante das mãos, distanciamento social e vacinação.

ASCOM – Prefeitura de Catalão

0

You may also like

Escreva um Comentário