?????????????????????????????

Rotary Club 1° de Novembro e Solidariedade têm contribuído para realização de cursos

Graças à parceria firmada com o Rotary Club 1° de Novembro e o Rotary Club Solidariedade, a Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Ação Social, tem oferecido à população diversos cursos de qualificação. A partir deles, dá-se a oportunidade de se complementar a renda e possibilita-se o aprendizado de novas atividades.

O Rotary 1° de Novembro, no Bairro Ipanema, tem cedido espaço para a realização de qualificações. Em sua sede, por exemplo, foram realizados os cursos de reciclagem de estofado de carros, em março, e o de corte e costura de agasalhos, em maio. Já o Rotary Club Solidariedade doou máquinas de costura para a realização de cursos.

A secretária municipal de Promoção e Ação Social, Anna Sebba, celebra as parcerias com as instituições. “É gratificante para as nossas equipes da Secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) ter parceiros que pensam no bem comum e no desenvolvimento da sociedade catalana como o Rotary 1° de Novembro e o Rotary Solidariedade”, comemora. “Agradeço a essas instituições pela confiança na administração do prefeito Jardel Sebba e espero que continuemos a proporcionar à população muitas outras iniciativas de qualificação”, finaliza a primeira-dama.

_DSC1179

Na manhã desta terça-feira (30), por volta das 5h, o Grupo de Elite da Polícia Civil do Estado de Goiás (GT3) realizou três mandatos de busca e prisão na cidade de Catalão.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Manuel Borges Oliveira, as três pessoas detidas, dentre elas uma mulher, são acusadas de aplicar golpes em proprietários rurais. Segundo o delegado, eles compravam o gado e não pagavam, o que causou um prejuízo de aproximadamente dois milhões.

_DSC1186

                                      Delegado Manuel Borges Oliveira

Após várias denúncias de produtores, a polícia civil instaurou um inquérito para investigar essas pessoas. A prisão dos meliantes foi decretada pela justiça de Goiânia, bem como busca e apreensão na casa e no escritório dos acusados. A operação contou com auxilio dos policiais civis do 7º DP.

Todos os detidos foram encaminhados para Goiânia, onde foi instaurado o inquérito. Esta operação contou com várias viaturas da Polícia Civil de Goiânia.

Prefeitura apresenta programa ‘Produtor de Águas’ em Luziânia

Após reunião, Semmac aguarda retorno de instituições para desenvolver a metodologia do programa

 A Prefeitura Municipal de Catalão, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmac), participou, no dia 18 de junho, da reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos (CBHCVSM). A reunião ocorreu na Prefeitura Municipal de Luziânia e teve como principais pontos de pauta a apresentação da Agência Nacional de Águas (ANA), sobre o tema “Diagnóstico das bacias”, a apresentação da Saneago, sobre “Saneamento e Abastecimento nos municípios goianos” e ainda a apresentação dos projetos ambientais pelos representantes do poder público municipal que fazem parte do Comitê.

Na oportunidade, a Semmac esteve representada pelo geógrafo Alfredo Silveira e pelo engenheiro químico, Edson Ribeiro, que apresentaram o panorama geral da situação dos recursos hídricos no município de Catalão e a proposta de implantação do programa Produtor de Águas para os ribeirinhos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Samambaia – Pari, projeto este de grande importância que está em fase de estudo para implementação pela equipe da Semmac.

O programa Produtor de Águas tem como objetivo orientar e incentivar os produtores rurais a preservarem as matas ciliares e adotarem as técnicas conservacionistas de uso do solo, garantindo que a água chegue à captação em maior quantidade e melhor qualidade. De acordo com Alfredo, a reunião em Luziânia serviu para apresentar o projeto e solicitar apoio técnico à ANA e à Secima [Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos]  na definição da metodologia do programa. A ANA tem diversos projetos de exemplo em todo o país e a Secima já trabalha com programas similares, como o do Ribeirão João Leite. “Estamos com boas expectativas em relação à aceitação da população rural sobre o ‘Produtor de Águas’, principalmente, porque passamos por uma recente crise hídrica que, no mínimo, deixou uma importante lição para todos nós”, destaca o geógrafo.  Enquanto aguarda retorno das instituições, a Semmac trabalha no cadastro ambiental rural das propriedades, em cumprimento a uma determinação legal e para, futuramente, aproveitá-lo na implementação do ‘Produtor de Águas’.

_DSC1163

Uma tentativa de homicídio foi registrada em Catalão na tarde desta segunda-feira (29), por volta das 16h. O fato aconteceu na Rua São Pedro, bairro Primavera, em frente a Escola Caic.

Segundo informações, a vítima, J.O.M de 26 anos estava em uma moto Honda Titan de cor vermelha, e foi surpreendido por dois indivíduos que também estavam em uma moto.

_DSC1172

Eles se aproximaram e efetuaram um disparo com arma de fogo no peito da vítima, que ficou caída na calçada inconsciente.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e conduziu a vítima para Santa Casa de Catalão. O estado de saúde dele é estável .

A polícia militar esteve no local e realizou várias diligências para localizar o autor dos disparos, mas até o fechamento da matéria o autor não havia sido localizado.

_DSC1166

images

                                  Foto Ilustrativa.

Na manhã desta segunda-feira, a reportagem do Blog Diante do Fato recebeu informações sobre uma menina, de aproximadamente 12 anos, que foi encontrada as margens da GO-330, entre Catalão e Ouvidor. Segundo informações, a jovem estava próxima a ponte. Ela relatou aos policiais que deste ontem (domingo-28) estava sendo violentada por um homem. 

Não fomos informados se a garota é de Catalão ou de alguma cidade vizinha. A Polícia Militar encaminhou a menor para delegacia de polícia, onde, de acordo com relatos, revelou o nome do suspeito e a placa do veículo que o agressor estava.
Mais um fato lamentável em nossa região, estamos acompanhando esta ocorrência. Em breve mais detalhes no Blog Diante do Fato.

cova12

A Funerária São Vicente de Paulo, da cidade de Catalão, foi condenada por ter mudado de lugar os restos mortais de um homem sem comunicar a seus familiares. Por causa disso, a empresa terá de pagar indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, aos demandantes. A decisão monocrática é do desembargador Carlos Alberto França 

Consta dos autos que a mulher e os filhos de Raulino de Oliveira foram surpreendidos quando, ao visitar seu túmulo, perceberam que o falecido não estava mais sepultado no local. O corpo havia sido transferido a outro jazigo, onde outras dois corpos estavam enterrados, sem qualquer grau de parentesco entre eles.

Por causa disso, ambas as famílias ajuizaram a ação, julgada favorável em primeiro grau, pelo juiz da 2ª Vara Cível, Fazendas Públicas, Registros Públicos e Ambiental da comarca, Marcus Vinícius Ayres Barreto. A empresa interpôs apelação, que foi negada pelo desembargador.

Conforme França observou, a Lei municipal 2.317/2003 estabelece que decorrido o prazo de cinco anos, as sepulturas temporárias poderão ser abertas e a funerária, transferir os restos mortais a um ossuário coletivo. Entretanto, a referida norma impõe a notificação dos familiares, o que não ocorreu no caso. Um ex-funcionário da empresa, inclusive, prestou depoimento no sentido de comprovar que não houve a cientificação dos familiares.

“Compreensível o trabalho realizado pela funerária, que visa recolocar os restos mortais no ossuário geral para que as sepulturas temporárias possam ser abertas para novos enterros. Contudo, não obrou com a conduta e medidas necessárias para a realização do serviço”. Veja decisão. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

277a10dccd99255e026efad674fe0266

A Prefeitura de Catalão convoca os moradores da cidade que têm questionamento em relação ao IPTU 2015 a comparecer a um mutirão montado para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas. Técnicos da empresa de georreferenciamento e geoprocessamento irão analisar os problemas apresentados pelos contribuintes, como se a área do imóvel apresentada no carnê é diferente do tamanho real ou mesmo se a foto que veio no carnê não corresponde ao imóvel.

Os contribuintes que já deixaram seu carnê na Prefeitura para resolução de problemas também devem se dirigir ao mutirão para retirá-los.

O mutirão será realizado no auditório da Prefeitura de Catalão, até a próxima sexta-feira, 3 de julho, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Serviço: Mutirão para esclarecimento e resolução de problemas do IPTU 2015

Data: 26 de junho a 3 de julho

Horário: 8h às 11h e 13h às 17h

Local: Prefeitura de Catalão (Rua Nassin Agel, n° 505, Centro)

Telefone: 3411-5034

Homem é esfaqueado em Catalão

Postado em

Um homem de 29 anos foi esfaqueado na noite deste domingo (28). O fato ocorreu na Rua São Carlos no bairro Cruzeiro II. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu rapidamente no local. A vítima, J.C.M, apresentava duas perfurações, sendo uma no abdômen e outra na nádega, o Corpo de Bombeiros o encaminhou para Santa Casa de Catalão, onde ficou sobre cuidados médicos. A Polícia Militar foi acionada e registrou a ocorrência.

Jovem de 16 anos é assassinado em Catalão.

Postado em
11696827_1417687325227024_1194388688_n

             Veiculo ficou com marcas dos tiros.

Na tarde deste domingo (28), por volta das 12h, um jovem de 16 anos foi baleado na Rua Oito, Bairro Teotônio Vilela. Segundo informações apuradas pela reportagem do Blog Diante do Fato, o jovem Igor Borges de Souza, vulgo “Palhacinho”, estava no interior  de um veículo Ford Fiesta quando foi vítima de vários disparos de arma de fogo, um dos disparos atingiu o pescoço de Igor.  O Serviço Móvel de Saúde (SAMU) esteve no local e conduziu o menor para Santa Casa de Catalão em estado grave.

11653224_1417703741892049_1944231115_n

        Vítima Igor Borges de Souza 15 anos

A equipe do SAMU estava com a Unidade Avançada pronta para transferir o jovem para Goiânia, mas por volta das 19:20 ele teve uma parada cárdica e faleceu.
Até o fechamento da matéria a polícia militar não havia identificado o autor desse homicídio.

Caminhão carregado de soja tomba na Go-330

Postado em

11696481_1417592361903187_663255728_n

 O motorista de um caminhão carregado de soja perdeu o controle do veículo, saiu da pista e tombou em seguida, na tarde desta domingo (28), por volta das 14h30.

O acidente aconteceu  no KM 76 da GO 330, próximo a ponte do Rio Veríssimo, entre Catalão e Ipameri. Segundo informações o motorista estava no sentido Ipameri/Catalão. O Corpo de Bombeiros de Catalão foi acionado mas quando chegaram no local o Serviço Móvel de Saúde (SAMU) já havia atendido o motorista.

Ele foi levado para um hospital da cidade de Ipameri com escoriações pelo corpo. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada e registrou a ocorrência.

11652198_1417592328569857_1258822793_n11655128_1417592398569850_800310280_n

Página 1 de 50312345...102030...Última »