As obras de duplicação da BR-050, no trecho urbano de Catalão, enfrentam um ritmo desacelerado e continuam trazendo prejuízos aos comerciantes da região. Iniciadas com grande expectativa em agosto de 2023, a intervenção contou até mesmo com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, no lançamento oficial. No entanto, menos de um ano depois, o cenário é de frustração: a movimentação de trabalhadores e máquinas diminuiu consideravelmente, mesmo com o clima seco, propício para a execução de obras viárias. O andamento atual contrasta com o ritmo mais intenso observado no período chuvoso do ano passado.

A lentidão tem origem não apenas na execução, mas também em falhas de planejamento. Informações obtidas revelam que trechos da pista foram construídos fora dos padrões de largura estabelecidos, exigindo correções que travaram o progresso dos trabalhos. A construtora responsável, Vilasa, teria se recusado a realizar os ajustes sem a inclusão de aditivos contratuais, levando a concessionária responsável a cogitar a substituição da empresa para que os reparos possam ser feitos e o cronograma retomado.
Em nota, a Vilasa afirmou que modificações em grandes obras são comuns e que negocia com transparência os reequilíbrios necessários com o contratante. A empresa também garantiu que mantém diálogo constante com os sindicatos para assegurar os direitos dos trabalhadores e dar continuidade ao projeto, apesar dos impasses.
Paralelamente às dificuldades enfrentadas em Catalão, a Ecovias Minas Goiás — nova denominação da antiga Eco050 — avança em outro eixo da BR-050. A concessionária deu início a um amplo plano de recuperação do pavimento da rodovia, com investimento total previsto de R$ 370 milhões. O objetivo é restaurar os 436,6 quilômetros sob sua concessão utilizando tecnologias sustentáveis e materiais de alta performance.
As primeiras melhorias foram concluídas em Cristalina (GO), e nesta semana as equipes atuam entre Uberaba e Delta, em Minas Gerais, recuperando 28 quilômetros no sentido sul. A programação para 2025 inclui ainda a restauração de mais 40 quilômetros entre Pires Belo e Catalão, mostrando que, apesar dos entraves locais, o trabalho de manutenção da BR-050 continua em outras frentes. Enquanto isso, comerciantes e moradores de Catalão seguem à espera de soluções concretas e da conclusão de uma obra que, por enquanto, gera mais transtornos do que benefícios.