Em uma operação integrada e ágil, as forças de segurança pública de Goiás prenderam, em menos de 24 horas, o autor do homicídio que tirou a vida de Vitor Alencar da Silva, de 32 anos, na noite de sábado, 21 de junho de 2025, em Catalão.

O crime aconteceu por volta das 23h15, dentro de uma pensão localizada na Avenida Cristiano Victor, no bairro São João, local já conhecido por diversas ocorrências policiais. A vítima, natural de Juazeiro (BA), foi alvejada por disparos de arma de fogo e morreu ainda no local, antes da chegada do socorro. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foi acionado, mas apenas pôde constatar o óbito.

Imediatamente após o crime, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), por meio da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar (8ª CIPM), subordinada ao 9º Comando Regional da Polícia Militar (9º CRPM), iniciou diligências intensas e ininterruptas para identificar e localizar o autor. A investigação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), através do Grupo Especial de Investigação Criminal (GEIC/Catalão) e da 9ª Delegacia Regional da Polícia Civil (9ª DRPCGO).
A resposta rápida e o trabalho técnico das equipes de inteligência e campo da PMGO permitiram a identificação do suspeito: um homem de 41 anos, foi rapidamente identificado. Ele é possuidor de vários antecedentes criminais, incluindo homicídio (artigo 121 do Código Penal Brasileiro), roubo (artigo 157 do CPB) e tráfico de drogas (artigo 33 da Lei nº 11.343/2006). Considerado de alta periculosidade, havia sido solto no início de 2025, após cumprir pena por triplo homicídio. De acordo com o Tenente-Coronel Henrique Stefli Júnior, comandante do 9º Comando Regional da Polícia Militar (9º CRPM), o crime tem ligação direta com o tráfico de drogas. “Tanto o autor quanto a vítima tinham envolvimento direto com o tráfico. É importante destacar que foi um trabalho em conjunto das Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás, que envolveu também a Polícia Rodoviária Federal, as polícias de São Paulo e de Minas. Num serviço ininterrupto de 24 horas, praticamente 24 horas após o fato, está aqui sendo apresentado o autor de um homicídio em Catalão.”O comandante reforçou ainda a integração entre as forças policiais. “Essa resposta rápida é resultado de uma integração real entre as polícias. Todo esse serviço de inteligência e investigação que vem sendo realizado em nossa região tem mostrado que aqui não tem crime sem elucidação. Agradeço ao doutor Jean e a todos os policiais civis que atuam com firmeza na 9ª DRP por meio do GEIC. Aqui no nosso regional não tem espaço para vagabundo. Está aqui mais uma prova da eficiência da segurança pública goiana.”



Com base nas informações coletadas durante a investigação, os policiais descobriram que o autor havia fugido para o interior de São Paulo. Um cerco foi montado com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A operação resultou na localização do criminoso em Ituverava, cidade paulista situada a aproximadamente 290 quilômetros de Catalão.
A equipe da CPE da Polícia Militar de Catalão se deslocou até Ituverava para realizar a prisão e o recambiamento do suspeito. Ele foi conduzido de volta à cidade de Catalão e, por volta das 23h40 do domingo, 22 de junho, foi oficialmente apresentado na Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde foi ouvido pelo delegado de plantão. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao Presídio de Catalão, onde permanecerá à disposição da Justiça.
O local do homicídio foi imediatamente isolado pela PMGO para os trabalhos da Polícia Técnico-Científica e da Polícia Civil. O corpo de Vitor Alencar foi removido e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Catalão, onde passou pelos exames de necropsia.

Durante o desdobramento das investigações, a arma utilizada no crime — um revólver calibre .38 contendo quatro estojos deflagrados — também foi localizada e apreendida pelas forças policiais. O armamento passará por perícia para reforçar as provas do inquérito que apura o homicídio.

A operação que resultou na prisão do autor em tempo recorde contou com a participação integrada da PMGO, PCGO, CPE, GEIC, 9º CRPM, PRF, PMMG e PMSP, e reforça o compromisso das forças de segurança pública com a agilidade, a eficiência e o combate implacável à criminalidade em Goiás. A elucidação rápida de mais um crime violento representa um importante passo na garantia da justiça e da proteção à população catalana.