Teve início na manhã desta segunda-feira, 23 de junho, a operação Trânsito Seguro, realizada pela Polícia Militar de Goiás por meio do 9º Comando Regional e do 18º Batalhão da PM. A ação ocorre em Catalão e também nas demais cidades que compõem a área do 9° CRPM. A mobilização, que visa coibir irregularidades no trânsito e reduzir o número de acidentes, conta com o apoio da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), da Força Tática e da Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC).

De acordo com o Tenente-Coronel Henrique Stefli, comandante do 9º CRPM, a operação já vinha sendo estruturada há mais de 15 dias, mas foi oficialmente lançada nesta segunda com a chegada de reforços, incluindo motocicletas do Batalhão de Trânsito de Goiânia. A ação será contínua e sem data para encerramento, com o objetivo de fiscalizar e corrigir irregularidades que têm colocado em risco a vida de motoristas, pedestres e moradores.
Entre os principais alvos da operação estão condutores dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), motoristas sob efeito de álcool, motociclistas empinando veículos em vias públicas e bicicletas motorizadas, frequentemente utilizadas por adolescentes de forma ilegal e sem qualquer item de segurança.
“O trânsito de Catalão tem causado muitas tragédias e a Polícia Militar se preocupa com vidas. Toda infração ao Código de Trânsito Brasileiro será coibida de forma firme. Vamos intensificar as abordagens e apreensões. Não haverá flexibilização para quem estiver fora da lei. Nossa meta é reduzir os acidentes, salvar vidas e devolver a tranquilidade às vias da cidade”, afirmou o Tenente-Coronel Henrique.
O comandante também fez um alerta direto a quem insiste em desrespeitar as leis de trânsito: “Temos câmeras espalhadas por toda a cidade. Se você empina moto, posta vídeo em rede social ou tenta se esconder da fiscalização, saiba que vamos até a sua porta. Pode ter certeza disso”.
Segundo a PM, não haverá qualquer tipo de interferência para liberar veículos irregulares apreendidos. O recado é claro: quem estiver fora da lei enfrentará as consequências, independente de influência, ligações ou tentativas de interferência externa.
A operação Trânsito Seguro representa uma atuação conjunta entre forças de segurança e trânsito de Catalão, reforçando o compromisso das autoridades com a preservação de vidas e a promoção de um trânsito mais seguro e responsável em toda a região.