Início » Secretaria Municipal de Saúde lança campanha Outubro Rosa com foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis

Secretaria Municipal de Saúde lança campanha Outubro Rosa com foco na prevenção e promoção de hábitos saudáveis

de diantedofato
0 Comentário


A campanha será intensificada no dia 21 de outubro na UBS Dr. Wiliam Neto Faiad, localizada no bairro Copacabana.

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está promovendo uma série de ações voltadas para as mulheres, neste mês, em alusão ao “Outubro Rosa”. A campanha que tem como tema “Mulher: seu corpo, sua vida”, tem o intuito de divulgar informações sobre o câncer de mama, fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde e incentivar as mulheres a fazerem exames para diagnóstico precoce da doença.

Vale salientar que, no município de Catalão, a mamografia de rastreamento é liberada para mulheres acima de 40 anos de idade durante todo o ano. O agendamento é realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde. Neste mês, especificamente, as ações voltadas à campanha serão intensificadas no dia 21 de outubro, das 08h às 12h e das 13h às 17h, na UBS Dr. Wiliam Neto Faiad, localizada no bairro Copacabana.

Serão realizadas atividades específicas e gratuitas às mulheres catalanas, como por exemplo, atendimento em ginecologia e clínica geral, pedidos de exames de mamografia, coleta de prevenção ao câncer de colo de útero e USG ginecológica. A novidade para este ano é a caravana da beleza, oferecendo os seguintes serviços: corte de cabelo, limpeza de pele, manicure e design de sobrancelha.

Sobre a Campanha Outubro Rosa
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. No Brasil, a primeira iniciativa foi no ano de 2002 em São Paulo quando iluminaram, de cor de rosa, o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (o Obelisco do Ibirapuera). Essa iniciativa começou com um grupo de mulheres.

Catalão, cidade que sonha e faz!
SECOM – Prefeitura de Catalão

0

You may also like

Escreva um Comentário