Início » Covid-19: saúde convoca pessoas de 40 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

Covid-19: saúde convoca pessoas de 40 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

de diantedofato
0 Comentário 5 visualizacão

A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Núcleo de Vigilância Epidemiológica, convoca exclusivamente pessoas de 40 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais, que já completaram quatro meses de intervalo da terceira dose – 20/02 – para aplicação da dose reforço (quarta dose). 

Covid-19: saúde convoca pessoas de 40 anos ou mais e imunossuprimidos para receberem a quarta dose

A imunização acontecerá nesta quarta-feira (22), das 09 horas às 16 horas e 30 minutos em um único ponto de atendimento: 

  • Centro Integrado da Mulher (CIM) – ao lado do Hospital Materno Infantil. 


Veja as pessoas imunossuprimidas que poderão receber a dose extra:

  • com imunodeficiência primária grave; 
  • em quimioterapia (câncer); 
  • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressores; 
  • portadores de HIV/ Aids; 
  • em uso de corticoide em doses ≥ ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; 
  • em uso de drogas modificadores da resposta imune; 
  • com doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; 
  • pacientes em hemodiálise; 
  • pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Documentos obrigatórios

É necessário levar documento com foto, CPF, cartão de vacina comprovando a terceira dose, cartão do SUS e relatório médico comprovando a comorbidade. Todos originais e cópias. 

Pessoas “imunossuprimidas”

Indivíduos que têm o sistema imunológico comprometido por alguma doença congênita ou pelo uso de medicamentos. 

Sobre imunossupressão

O sistema imunológico é composto de células, tecidos e órgãos que ajudam o corpo a evitar infecções. A imunossupressão é o estado em que o sistema imunológico não está funcionando tão bem quanto deveria. Sem um sistema imunológico intacto, as infecções que o corpo poderia ser capaz de controlar sozinho podem se tornar graves e até fatais. 

A supressão pode ser o resultado de uma doença que atinge o sistema de defesa do corpo, tal como a Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids), causada pelo vírus de imunodeficiência humana (HIV), ou em consequência dos agentes farmacêuticos usados para lutar contra determinadas circunstâncias, como o câncer. 

Em alguns casos, a imunossupressão pode ser deliberadamente induzida. Essa indução pode ser necessária para intervenções terapêuticas, tais como o transplante de tecidos e órgãos, para reduzir o risco de rejeição. 

Recomendação do Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunossuprimidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo. 

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada. 

Até então, o Ministério da Saúde só recomendava a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, além de pessoas com alto grau de imunossupressão. Entretanto com o aumento dos casos de Covid-19 no Brasil, o Ministério optou por ampliar a aplicação do reforço para pessoas com 40 anos ou mais. 

A  ASCOM – Prefeitura de Catalão

0

You may also like

Escreva um Comentário