Início » SAE alerta: “Esgoto não é lixeira!”

SAE alerta: “Esgoto não é lixeira!”

de diantedofato
0 Comentário

Lixo no lixo. Essa é a regra que todo cidadão deveria seguir e que, certamente, evitaria o constante entupimento da rede de esgoto. A SAE tem enfrentado inúmeros problemas de obstrução das tubulações. Qualquer lixo que vai parar na rede de esgoto, seja um simples papel ou um preservativo, já contribui para o bloqueio do caminho do sistema de saneamento.


A SAE alerta que o entupimento da rede de esgoto gera inúmeros transtornos, que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações. Quanto maior o entupimento, maior o problema e maior o tempo necessário para que seja solucionado. Sem contar, que as equipes poderiam estar trabalhando em outras demandas da cidade. Também é necessário lembrar, que o retorno do esgoto traz, além de prejuízos e contaminação do meio ambiente, o mau cheiro e o risco de doenças, como leptospirose, febre tifoide, cólera, disenterias, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses.


Constantemente, a SAE encontra os mais variados materiais na rede de esgoto, descartados indevidamente pelas indústrias, estabelecimentos comerciais e provenientes das residências. Até animais mortos vão parar nas tubulações. Você sabia que uma tampinha de pasta de dente, fio dental e até fios de cabelo podem causar entupimento nas tubulações? Como não se dissolvem na água, tais materiais podem enroscar-se com outros objetos, obstruindo a passagem do esgoto.


No período chuvoso, a situação pode ficar bem pior, por isso, a SAE recomenda que cada cidadão repense seus hábitos, porque todo cuidado é pouco com o lixo no esgoto. Atitudes corriqueiras, que prejudicam os serviços de saneamento e meio ambiente, precisam ser mudadas.

“Abracem a cidade e cuidem dela” é a recomendação da SAE para os cidadãos catalanos.


Confira algumas dicas para o bom funcionamento da rede de esgoto:


1- Não jogue restos de alimentos no ralo da pia ou na tubulação, descarte os restos de comida dos pratos e panelas no lixo antes de lavá-los;


2- Descarte no lixo do banheiro objetos como papel higiênico, absorventes, fraldas e fio dental;


3- Fique atento à limpeza da sujeira acumulada no sifão;


4- Não deixe os fios de cabelo descerem pelo ralo;


5- Descarte corretamente o óleo de cozinha.

Texto; Blog Diante do Fato

0

You may also like

Escreva um Comentário