Início » Goiás teve redução de 12% nos homicídios, mas quantidade de feminicídios foi a mesma, diz governo

Goiás teve redução de 12% nos homicídios, mas quantidade de feminicídios foi a mesma, diz governo

de diantedofato
0 Comentário

O número de homicídios caiu em Goiás em 2023, segundo os dados apresentados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta quarta-feira. Os casos de feminicídios se mantiveram iguais em relação a 2022.A SSP apontou que em 2022 foram 1.185 assassinatos. Em 2023, foram 1.042, o que representa uma redução de 12%. Tanto em 2022 quanto em 2023 foram registrados 55 feminicídios.

No comparativo com os índices de 2018, um ano antes do governador Ronaldo Caiado (UB) ser eleito no primeiro mandato, os homicídios passaram de 2.117 para 1.042, uma queda de 50,8%. No entanto, os feminicídios tiveram um aumento de 52,7%, passando de 36 para 55.

O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, apontou que a meta é tentar reduzir o número de casos nos próximos anos.

“Estamos com políticas, não só de segurança pública, mas ações sociais voltadas para isso. Queremos aproveitar para divulgar o nosso aplicativo Mulher Segura. Vamos estar com canais de comunicação, reforçando o patrulhamento da Lei Maria da Penha através da Polícia Militar, as delegacias da mulher. É um grande desafio, um crime complexo que nós vamos trabalhar como foco principal em 2024”, afirmou o secretário.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, destacou que várias medidas já começaram a ser tomadas no ano passado.

“Criamos a primeira delegacia estadual da mulher no Brasil. Tivemos um crescimento de 67% no número de medidas protetivas, de 32% no número de prisões e 41% nas operações contra a violência doméstica”, disse.

O governador Ronaldo Caiado também apontou que a redução desse tipo de crime é um desafio e incentivou que as mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias para que as polícias possam agir e garantir a segurança dela.

“É uma ação que precisa ter um maior apoio por parte das mulheres. É algo que acontece dentro de quatro paredes. A mulher precisa ser encorajada e saber que o estado vai estar presente para cuidar dela”, afirmou o governador.

Caiado disse ainda que, mesmo que as mulheres não tenham condições de se manter sem os maridos, existem programas assistenciais do governo que podem amparar as vítimas.

O secretário Renato Brum destacou que o estado teve redução em todos os indicadores criminais (veja tabela abaixo).

“Nós entendemos que temos que agir de forma macro. É pegar as organizações criminosas e desarticular e, por consequência, os índices criminais vão ser reduzidos”, disse.

0

You may also like

Escreva um Comentário